quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A reputação de sua marca precisa ser positiva

Como já postei anteriormente, tempos atrás vivíamos na “era da vigilância” e hoje encontramos uma evolução gradual que acontece ao longo do tempo, chegando a conhecida “era da exposição”.

Há uns bons anos atrás, as primeiras comunidades virtuais utilizavam ferramentas para calcular os conhecidos índices de “reputação” e “relevância”. Isso acontecia para encontrar informações importantíssimas, ou quem eram as pessoas mais influentes da tal comunidade. Essa moda se estendeu para praticamente todas as redes sociais existentes, em algumas redes o índice de influência dos membros é mais explícitos e em outras é menos.

Hoje em dia, é fácil encontrar o nível de popularidade, de confiabilidade, para algum desconhecido observar seu índice de reputação e popularidade nas redes sociais. Logo mais, não será necessário participar de uma rede social para sofrer as conseqüências do índice de reputação, confiança, relevância, ou qualquer outro que seja o nível.

Empresas estão aderindo-se em inserir softwares construídos para a coleta de informações registradas na internet, pelos resultados apresentados ou por meio de resultados do Google e até mesmo, das diversas redes sociais.

O autor do texto sugere que façamos uma pesquisa no Google e verifiquemos quantas são as citações encontradas sobre algum assunto de, ou uma pessoa desconhecida, ou algum profissional, ou até mesmo sobre uma marca, enfim algo de seu interesse, e será que realmente vale à pena uma empresa ter um alto nível de citações na internet se a maioria delas forem negativas?

O que é posto na internet, ou pela empresa ou pelos consumidores dos produtos está apto a avaliações. Então, o que será visto aqui é a adoção de diferentes ações de comunicação que envolvam a participação do consumidor, fazendo com que ele exponha o máximo de informações possíveis, de preferência positivas.

O que podemos concluir é que a criatividade dos profissionais de mídias sociais precisará ser capaz de criar estratégias inovadoras. E se caso você se interessar em fazer uma pesquisa no Google sobre sua empresa, e os resultados forem grande parte negativos, ou se tiver um número pequeno de citações, é preciso urgentemente encontrar um profissional de social media e criar junto com ele alguma estratégia de propagação da sua marca na internet, assim terá uma marca ainda mais forte.


Post baseado no texto “Como anda a reputação da sua marca?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário